Ação de limpeza da Costa do Norte é finalista do Green Project Awards Portugal

11 de Setembro de 2015

A ação de limpeza das praias da Costa do Norte, promovida em março de 2015 pela Brigada do Mar em parceria com a Câmara Municipal de Sines, é finalista da 8ª edição do Green Project Awards Portugal (GPA), na categoria “Agricultura, Mar e Turismo, juntamente com mais seis projetos.

A ação, que decorreu entre 26 e 29 de março de 2015, envolveu mais de 200 voluntários e permitiu limpar uma extensão de 15km das praias da Costa do Norte, tendo sido recolhidas 8,18 toneladas de resíduos: 3,1 toneladas de madeira, 2,5 toneladas de plástico, 200 quilos de vidro, 250 quilos de pneus e 2,13 toneladas de lixo indiferenciado.

A ação foi possível graças aos muitos apoios recebidos, não só dos voluntários, mas também de empresas e entidades: Repsol Polímeros, Pingo doce, Extruplás / Transucatas / PEI, ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Capitania e Policia Marítima de Sines, Litoral Supermercados, Bombeiros Voluntários de Sines, Núcleo da Juve Bombeiro de Sines, Águas de Santo André, Galp Energia, Continente Modelo Sines, Pingo Doce, Farmácia Central, Resgate - Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano, Centro Ciclista Sineense.

O GPA é um projeto internacional, com edições em Portugal, no Brasil e em Cabo Verde, que premeia trabalhos em prol da sustentabilidade. Atualmente na 8ª edição, em Portugal já distinguiu mais de 80 projetos, tendo recebido mais de 1200 candidaturas.

Os vencedores da 8ª edição do GPA são conhecidos a 15 de setembro.