Fernando Sebastião vence Taça de Portugal de Trap, a “taça do povo”

20 de Agosto de 2015

O atirador Fernando Sebastião, da Associação de Caçadores do Concelho de Sines, conquistou mais um título para o seu rico palmarés. Desta vez foi a Taça de Portugal de Trap, disputada no dia 15 de agosto em Guimarães. Foi um triunfo marcado pelo número 40: Fernando partiu 40 pratos de 40 possíveis para se superiorizar a um total de 40 atiradores na fase final da competição.

Há cerca de quinze anos que esta taça não era ganha por um atirador do sul de Portugal. Fernando Sebastião atribui uma grande importância a esta vitória por essa razão e pelo significado do trap no mundo do tiro aos pratos.

“A Taça de Portugal de Trap foi criada em 1955 e é considerada a taça do povo. É no trap, nas provas de aldeia, que nascem 99% dos atiradores. É a modalidade mais antiga em Portugal”, afirma.

Como o atleta que conquista o troféu fica com a responsabilidade de escolher o local de se irá disputar a edição seguinte da taça, Fernando Sebastião gostaria que tal acontecesse em Sines, caso se reúnam as condições técnicas no campo de tiro.

“Ficaria muito honrado em poder defender o troféu na minha cidade", diz.

A taça será entregue à Câmara Municipal de Sines, como fiel depositária, e poderá ser vista pela população.

Fernando Sebastião compete desde 1995, ano que se sagrou campeão nacional de juniores de fosso olímpico, e já obteve várias classificações nos primeiros oito lugares de campeonatos do mundo e europeus de fosso universal. Em 2011, venceu a Taça de Portugal de Fosso Universal e, em 2014, a Taça Federação de Fosso Olímpico.