Atendimentos ao consumidor subiram 33% em 2016

09 de Fevereiro de 2017

A DECO - Delegação Regional de Évora, no âmbito do protocolo vigente com a Câmara Municipal de Sines, registou em 2016 um aumento de 33% de pedidos de intervenção relativamente a 2015.

O gabinete de apoio ao consumidor no município de Sines recebe na tarde da terceira terça-feira de cada mês uma jurista da DECO Évora, que em instalações da autarquia atende os munícipes do concelho, prestando informação e apoio na resolução de conflitos de consumo e em situações de sobre-endividamento das famílias. Este atendimento é gratuito.

Em resultado do protocolo com o município, a DECO verificou em 2016 um aumento do número de reclamações apresentadas pelos consumidores, tendo sido registados 103 pedidos de intervenção, número muito superior ao de 2015, em que se registaram 69 pedidos.

As situações de sobre-endividamento das famílias (39%), o setor da energia e água (17%) e o setor das Comunicações Eletrónicas (11%) lideraram as reclamações.

A DECO e a Câmara têm desenvolvido uma parceria vantajosa para que os consumidores de Sines resolvam os seus conflitos de consumo e beneficiem de melhor informação para fazer as escolhas de consumo mais acertadas.

Além do atendimento aos munícipes, têm sido dinamizados espaços de informação em rádios locais oferecendo um maior acesso dos consumidores à informação.

A DECOJovem tem procurado trabalhar com as escolas do concelho para promover a educação do jovem consumidor, dinamizando sessões informativas em contexto escolar.

Também a autarquia e IPSS do concelho se tem associado às iniciativas desenvolvidas pela DECO, colaborando com a realização de workshops para a comunidade.

Ao abrigo do protocolo com a Câmara Municipal, os munícipes do concelho continuam a poder beneficiar de apoio da DECO, devendo para tal fazer marcação para o atendimento mensal, através do contacto telefónico 269 630 600.

A partir de nota de imprensa da DECO - Delegação Regional de Évora