UHF e outros destaques das comemorações de abril

05 de Abril de 2017

O Castelo de Sines vai viver uma grande noite de rock, a 24 de abril, a partir das 22h30, com o concerto dos míticos UHF. A banda de António Manuel Ribeiro é o principal chamariz da Noite da Liberdade, ponto alto das comemorações dos 43 anos do 25 de Abril em Sines, que contará também com lançamento de fogo de artifício e o set de um DJ especial: Fernando Alvim.

Os UHF nasceram oficialmente a 18 de novembro de 1978 e contam por fãs milhares de rockeiros de todas as gerações. Juntamente com Rui Veloso são considerados os fundadores do "rock português", movimento que tem no seu disco "Cavalos de Corrida", lançado em 1980, um dos manifestos mais importantes.

A formação que vai subir ao palco do Castelo de Sines é constituída por António Manuel Ribeiro (voz), António Côrte-Real (guitarra), Luís ‘Cebola’ Simões (baixo), Ivan Cristiano (bateria) e Fernando Rodrigues (músico convidado, nas teclas e bandolim).

Exposições sobre o território e uma homenagem às comissões de moradores

As comemorações da Revolução dos Cravos em Sines começam no sábado, 22 de abril, às 16h00, no Centro de Artes de Sines, com a inauguração das exposições “Sines, Logística à Beira-Mar” e “Sines'Cópio 360º”. São duas exposições autónomas com visões sobre o futuro do território de Sines.

Às 21h30 de dia 22, também no Centro de Artes de Sines, é apresentado o documentário “Al Berto, a Vida Errante”, de Pedro Caldas. A entrada é gratuita mediante reserva.

No domingo, 23, o Vespa Clube do Alentejo Litoral expõe vespas e clássicos no Jardim das Descobertas e a associação Arte Velha inaugura uma exposição de trabalhos na sua sede, às 15h30.

No dia 24, segunda-feira, além da Noite da Liberdade (ver acima), o Centro de Artes de Sines apresenta o espetáculo “Revolução na Caixa de Costura”, para alunos do 4.º ano do 1.º ciclo, às 14h00.

O dia 25 de Abril, terça-feira, começa com as iniciativas oficiais, nos Paços do Concelho: hastear da bandeira (às 10h00) e sessão solene da Assembleia Municipal (às 11h00).

A Banda Filarmónica atua no salão social na Santa Casa da Misericórdia às 10h45.

Na Piscina Municipal Carlos Manafaia, decorre o 5.º Torneio do Litoral Alentejano, uma organização do Clube de Natação do Litoral Alentejano, com sessões às 9h30 e 15h30.

Às 16h00, no Centro de Artes, realiza-se uma das iniciativas mais importantes das comemorações, no âmbito do projeto “Da Tradição à Modernidade: As Comissões de Moradores no Concelho de Sines”, coordenado pelo Arquivo Municipal e apoiado pela EDP Produção – Programa Tradições. A sessão inclui a estreia do documentário “Comissões de Moradores de Sines: A Construção da Democracia” e a apresentação do livro “Retrato Social de Sines”.

Ao longo do dia 25, há diversas atividades na Sonega, promovidas pela Associação de Moradores do Salão Comunitário da Sonega.

As comemorações terminam no sábado, 29, às 16h00, com a apresentação do livro “Exílios”, da Associação de Exilados Políticos Portugueses, na livraria A das Artes.

Durante as comemorações, até 6 de maio, a Biblioteca Municipal tem patente uma exposição sobre o 25 de Abril.

Alinhamento do programa