Depois de Europa e Brasil, 'Mar de Sines' chega à China

05 de Maio de 2017

Estreado no dia 24 de abril de 2016, o filme "Mar de Sines" tem passado o último ano a percorrer o país e o estrangeiro a dar a conhecer a comunidade piscatória do nosso concelho.

Neste momento, o filme está em Xangai, China, para duas projeções: uma na Shanghai International Studies University (5 de maio) e outra na Biblioteca de Cervantes (6 de maio).

Estas projeções são possíveis graças ao apoio de Bruno Gaspar, do Cinantrop - Festival Internacional de Cinema Etnográfico, que está a fazer uma viagem onde leva cinema falado em português a Xangai, com uma seleção de filmes portugueses e brasileiros.

"Mar de Sines" é uma produção da Câmara Municipal de Sines, com realização de Diogo Vilhena, produção e assistência de realização de António Campos e música original de Charlie Mancini. Foi apoiado pelo Fundo Europeu das Pescas, através do programa PROMAR.

Fora de Portugal, já foi apresentado nos seguintes países: Brasil, Reino Unido, Grécia, República Checa, Alemanha, Rússia e, agora, China. Em julho, estará na Holanda.

Esta é a lista de seleções, mostras e colóquios onde já esteve e onde vai estar representado.

Seleções e mostras em festivais de cinema
  • Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz - Portugal
  • 42.º EKOFILM - Brno, República Checa (com a presença da equipa do filme e representação da Câmara Municipal de Sines)
  • Zero Plus - Sibéria, Rússia (festival organizado pelas Nações Unidas)
  • UK Screen One - Leicester, Nottingham, Reino Unido
  • Heritales - Évora (festival dedicado ao património, realizado na comemoração dos 30 anos da classificação de Évora como Património da Humanidade)
  • 24.º Euro Film Fest - Praga, República Checa (seleção oficial entre os melhores filmes europeus produzidos em 2016 com o apoio do Instituto Camões e Embaixada Portuguesa em Praga)
  • DokART - Hamburgo, Alemanha (mostra de cinema documental numa cidade portuária com uma grande comunidade portuguesa)
  • 7.º FIFER - Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife - Recife, Brasil (Prémio de Melhor Filme Etnográfico)
  • MUVI Lisboa - Cinema São Jorge, Lisboa (filme e concerto da banda sonora ao vivo)
Apresentações e colóquios
  • Encontro de História do Alentejo Litoral, Sines (exibição e comunicação)
  • Escola Superior de Educação de Lisboa (exibição e debate com os alunos de mestrado em Cultura e Comunidade)
  • Exibição em Kalamata, Grécia (convite efetuado pela K.A.N.E, ONG que leva a cultura da Europa a refugiados e infoexcluídos, de forma a aproximar as culturas e tradições).
Seleções agendadas

Colóquio MARE, Amesterdão, Holanda (exibição integrada na conferência internacional de investigação e desenvolvimento científico sobre as comunidades costeiras, com visibilidade em todo o mundo académico ligado à investigação nestas áreas do conhecimento - 5 a 7 de julho)