Informação sobre derrame de combustível no terminal XXI

» Informação publicada a 10 de outubro

O Terminal XXI retomou o seu funcionamento, mantendo-se o navio no terminal aguardando decisão judicial, informou hoje a APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

O processo de limpeza da área afetada "foi concluído com sucesso", mantendo-se equipas de prevenção para monitorização.

» Informação publicada a 7 de outubro

A remoção do combustível derramado na bacia do Terminal XXI estará concluída até dia 9 de outubro (domingo),  informou hoje a APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

No terreno mantêm-se cerca de 50 profissionais e a APS vai garantir equipas de limpeza no local depois de finalizadas as operações de recolha, como medida de prevenção.

O Terminal XXI, que funciona parcialmente desde 6 de outubro, deverá retomar as operações na totalidade no domingo.

» Informação publicada a 6 de outubro

A Câmara Municipal de Sines foi informada hoje pela APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve que a operação de recolha de combustível na bacia do Terminal XXI continua a decorrer a bom ritmo, tendo sido possível retomar parcialmente a atividade operacional no terminal, a partir das 17h00 do dia 5 de outubro.

» Informação publicada a 4 de outubro

Na sequência do derrame de combustível na bacia do Terminal XXI, a Câmara Municipal de Sines continua a acompanhar a situação, através de contactos permanentes com a APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve e Autoridade Marítima.

As duas entidades comunicaram à autarquia que estão a trabalhar para uma rápida resolução do problema, prevendo-se que o produto derramado no terminal seja totalmente recuperado nos próximos dias, altura em que a reposição da atividade comercial será reposta.

No terreno, e desde que o derrame foi detetado, estão meios especializados da APS para a contenção do produto, que incluem 3.5 km de barreiras de contenção, 1.5km de barreira de absorção, 40 rolos de mantas de absorção, 6 lanchas, 2 skimmers e depósitos. Adicionalmente, e para recolha dos resíduos, a Autoridade Marítima colocou à disposição 3 skimmers e depósitos de recolha.

Para além dos equipamentos, estão na operação 38 meios humanos da APS e 15 da Autoridade Marítima e ainda uma equipa de mergulhadores especializados.

» Informação publicada a 3 de outubro

Na madrugada de 3 de outubro detetou-se a ocorrência de um derrame de combustível na bacia do Terminal XXI, em Sines.

A Câmara Municipal de Sines tem estado em contacto permanente com a APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, por forma a inteirar-se da dimensão do problema e das medidas tomadas para o resolver.

De acordo com informações da APS, os meios de contenção e recuperação do produto poluente foram ativados assim que o derrame foi detetado, de modo a impedir a sua disseminação para fora do terminal. Neste momento, continuam a decorrer as operações, estando a situação confinada ao terminal.

A autarquia desenvolveu também diligências junto da Autoridade Marítima, que está a investigar o sucedido.

A autarquia encontra-se ainda a reunir todos os elementos necessários para comunicar o sucedido às autoridades administrativas e judiciárias competentes.

A Câmara Municipal de Sines continuará a acompanhar a situação, na defesa dos interesses dos sinienses.