Alerta sobre fogo posto em ecopontos

Na sequência dos recentes episódios de fogo posto em diversos equipamentos de deposição seletiva (ecopontos), em que se verificou a destruição total e/ou parcial dos equipamentos, vem a Câmara Municipal de Sines, conjuntamente com a Ambilital, Investimentos Ambientais no Alentejo EIM alertar para o seguinte:

Estes atos de vandalismo:

• Condicionam a normal recolha de resíduos recicláveis;
  • Colocam em causa o número de equipamentos existentes face à produção destes resíduos por parte da população;
  • Potenciam eventuais prejuízos causados a terceiros, não cobertos pelo seguro de responsabilidade civil;
  • Responsabilizam civil e criminalmente os seus autores.

Tendo em conta a gravidade da situação, alerta-se para necessidade de comunicação, imediata, sempre que for detetado qualquer ato suspeito que possa por em causa a segurança dos equipamentos e, em simultâneo, os bens pessoais dos cidadãos que possam vir a ser afetados, bem como a sua própria segurança.

Assim, apela-se à participação ativa da população, na denúncia de eventuais suspeitas de atos de vandalismo, através de comunicação, imediata, às forças de segurança (GNR – 269 249 260) ou Serviço de Proteção Civil (pcivil.sines@gmail.com, 919280839). Qualquer comunicação poderá ser feita de forma anónima e por qualquer pessoa, uma vez que se trata de um crime a bens públicos.

A continuidade destes atos obriga à redução do número de equipamentos disponíveis para utilização da população colocando em causa todo o processo de reciclagem de materiais.

A bem do Ambiente e da segurança de pessoas e de bens apela-se à participação/ colaboração na prossecução do bem-estar comum.

Sines, 14 de fevereiro de 2017

O Vereador com competência delegada
José Manuel Guerreiro Arsénio

Ler em PDF:

Informação sobre fogo posto em ecopontos